RSS

Uma gravidez saudável

Para quem está mais próximo a mim sabe que nos últimos cinco anos engordei um pouquinho, já não sou mais aquela magrela... e isso me preocupou muito quando descobri que estava grávida. Pensávamos, eu e Binho, em engravidarmos no final deste ano, mas Artur quis vir logo... Quando descobri a gestação já havia perdido 2kg, mas isso era pouco perto do que queria realmente emagrecer.
Então logo depois da notícia procurei uma nutricionista e tratei de voltar para a Ioga, aproveitei que Carol, esposa de Lelei, colega nossa e que teve e linda Elis, há poucos meses, havia feito acupuntura durante a gravidez e tratei de procurar um médico acupunturista também. Na Ioga descobri a meditação, que também pratico.
E é essa maratona que até hoje percorro- nutricionista, acupuntura, meditação e ioga.
ACUPUNTURA
Toda semana Artur visita o tio (doutor) Gustavo, o médico da acupuntura que descobriu o sexo do baby antes de qualquer outra pessoa. Sabia que os batimentos cardíacos da mamãe é diferente quando ela espera um menino ou uma menina? A acupuntura explica! Doutor Gustavo é o responsável por todo o meu equilíbrio emocional e até gravitacional, já que as mamães se desequilibram muito por conta do tamanho da barriga. Nele fiz tratamento para ficar menos estressada, parar de fumar, dores na coluna, gastrite, não sentir tanta fome, ichiiii se for contar tudo, ninguém vai agüentar... A verdade é que acupuntura é uma maravilha, hoje eu e Artur estamos super acostumados e adoramos!!!
NUTRICIONISTA
Uma vez por mês vamos até a tia Andréia (doutora) nutricionista. Ela é responsável por eu ter emagrecido outros 4kg no início da gravidez. Faço, até hoje, uma reeducação alimentar, que segue acompanhada pela doutora. Minha meta é engordar 6kg na gravidez e perder tudo na hora do parto, estou me esforçando e até agora, 5 meses ½, engordei 1 kg. A cabeça é a base de tudo para quem não quer engordar, tudo está em nossos pensamentos e atitudes...
Por exemplo: nos sentimos saciados quando comemos um pão com presunto e queijo, mas você sabia que é muito mais nutritivo comermos uma simples fruta. Este é o trabalho que tenho feito, mas vou falar a verdade, no final se semana como o pão ao invés da fruta e mesmo assim o resultado apareceu.
Para os desavisados... não existe esta coisa de engordar, no mínimo dez quilos na gravidez, senão o bebê não fica nutrido... Isso é conversa para você consumir mais e a mesma coisa que expliquei no post anterior, cada gravidez é única...
IOGA E MEDITAÇÃO
Para quem tem o desejo de ter um parto natural a Ioga é essencial. Além de trazer todo o equilíbrio emocional e gravitacional que necessitamos, grávidas ou não, é super legal porque durante a prática sempre tenho muito contato com Artur, ele com certeza absoluta, é apaixonado pela prática, e quando vier ao mundo vai comigo para as aulas.
A meditação é algo evolutivo. Toda semana nos encontramos, aqui mesmo em Manguinhos, para estudarmos e praticarmos a meditação. Tenho sentido uma certa diferença nos meus atos e até mesmo sonhos, há aproximadamente duas semanas. Acho que a meditação mereceria um post a parte, para que eu possa explicar o que anda acontecendo comigo e Artur, mas por enquanto vou deixar apenas este parágrafo. Na evolução da prática vou contando para vocês.

Independente do que a mamãe faça é importante, desde uma simples caminhada, que seja feito com amor e, principalmente, com o consentimento e benção do papai e do obstetra.

3 comentários:

Dalva Pereira disse...

Lú,

A cabeça é tudo e a sua é muito boa. Parabens! você está uma grávida linda

Bjs,

Dalva

Cristina Tonon disse...

ótimo saber que esta tudo correndo bem. Já estou até vendo esse pequeno fazendo yoga, vai ser muito fofo!!!

Beijos da Tia Cris

Shin disse...

Legal!! Não sabia que os batimentos cardíacos eram diferentes...ah.. e vou cobrar o post só da meditação hein! Adoro saber sobre, só preciso voltar para a ioga. rs. bjinhos